Na faculdade, escolhi a Farnsworth House como inspiração para o meu primeiro projeto. Ela nada mais é do que uma das casas mais famosas do mundo por ser considerada uma obra-prima do Modernismo.
Construída em 1951 e projetada pelo arquiteto Mies van der Rohe, ela está localizada na cidade de Plano, em Illinois nos Estados Unidos.
Tive a oportunidade de fazer um tour acompanhada por arquitetos e estudantes do mundo todo em 2018. Foi um sonho! Separei algumas fotos mostrando o interior da casa, confira abaixo.
A arquitetura da Farnsworth House
A arquitetura do aço e vidro de Mies van der Rohe proporciona uma visão quase que total do interior da casa. O único ambiente não visto pelo lado de fora é o banheiro.
Um dos detalhes arquitetônicos mais interessantes da casa, é o fato de ser suspensa cerca de 1,5m acima do nível do terreno. Uma solução pensada para evitar que a casa fosse alagada em período de cheia pelo rio Fox que está localizado bem próximo à casa.
A Cozinha
Com todos os eletrodomésticos embutidos em armários de madeira, o design minimalista do modernismo se faz presente no interior da casa. A bancada em alumínio traz uniformidade ao espaço que é totalmente aberto aos demais ambientes da casa.
A Sala
Os armários amadeirados da cozinha se prolongam para a sala. Uma lareira revestida de mármore está logo abaixo dos armários e no nível do piso. Um grande tapete no mesmo tom do piso cobre a área da sala, detalhe imprescindível para uma casa localizada nessa área de baixas temperaturas.
As poltronas e as chaises Barcelona também são assinadas pelo arquiteto. Mobiliário que marcou o Modernismo e é usado até hoje como peças que conferem elegância e conforto.
O Escritório
A mesa do escritório, também em conceito aberto, possui dois níveis de altura. Em todo o mobiliário da casa é perceptível que não há diversidade no uso de materiais, mesa e cadeiras possuem o mesmo acabamento nos pés. O couro caramelo contrasta com o cromado porém se iguala no tom da madeira do tampo da mesa.
Sala de Jantar
A mesa de jantar segue o mesmo estilo da mesa do escritório. As cadeiras também são do mesmo modelo. A cortina de tecido claro confere certa privacidade quando fechada.
O quarto
O armário dá a volta na casa toda passando pela cozinha, sala e quarto, também esconde a porta que dá acesso ao banheiro. O espaço da cama não é muito grande, a cama é de casal tamanho padrão. As cortinas percorrem toda a fachada de maneira muito sutil e delicada.
O banheiro estava fechado, infelizmente não pudemos entrar.
O que vc achou da decoração da Farnsworth House? Se você tem viagem marcada para Chicago, eu super recomendo que você faça uma visita. Eu fiz o tour pelo Architecture Chicago Center. Agende o seu aqui.